+55 (51) 3061.0877

bliss@blissestrategia.com.br

Continue conectado

Post do blog

Você conhece as características da sua equipe?

27 março 2019 | in Artigo | by Heloisa Kanter

Uma afirmação muito disseminada é a de que “os profissionais são contratados pelo seu currículo, mas são demitidos pelas atitudes”. Sim, mas a falha está em qual parte? Já parou para questionar? É do colaborador ou da empresa? Podemos dizer que dos dois lados. Profissionais que ainda não amadureceram e precisam entender melhor seus objetivos profissionais. “Vemos pessoas com ótimos currículos, excelentes operadores, mas péssimos líderes. Se esse profissional se conhecesse, saberia qual seu ponto forte e iria se direcionar para oportunidades de acordo com suas habilidades”, explica a CEO da BLISS Estratégia, Heloisa Kanter Rossler.

Por outro lado, empresas que investem pouco, ou nada, na real identificação do perfil dos seus colaboradores. “O profissional fica muitos anos ocupando um cargo, com ótimos resultados. A empresa dá uma oportunidade para essa pessoa, que não tem habilidades para o novo desafio. Ele falha e acaba sendo demitido. Se a empresa conhecesse mais esse colaborador, saberia valorizá-lo da forma correta, potencializando ainda mais seus talentos”, conta a sócia da BLISS, Suzana Bierhals.

O avanço digital levou muitos empresários a darem menos atenção a essa parte. Mas, mesmo com toda a tecnologia, o capital humano continua sendo um dos ativos mais importantes e é preciso investir nesse aprimoramento. Claro que bons equipamentos são importantes, mas o que decide mesmo o futuro do seu negócio é o quanto a sua equipe é eficaz, resolutiva e produtiva. Mas por onde começar? Antes de qualquer coisa, invista em um processo seletivo mais rigoroso. Existem muitas consultorias especializadas em seleções de alto padrão, que entregam um perfil bem detalhado e qualificado dos candidatos.

E o desafio maior acontece todos os dias: como quebrar a monotonia da rotina e obter o melhor do perfil de cada integrante da equipe? Desafie esses profissionais, teste novos ambientes, entenda como eles se comportam e reagem em diferentes situações. Estimule sua equipe! “Uma equipe motivada entrega os melhores resultados”, complementa Suzana. Vale lembrar que uma empresa que é reconhecida por oferecer o melhor ambiente aos profissionais atrai mais talentos!

Um dos métodos que tem gerado mais resultados nesse âmbito é o LEGO Serious Play, que é utilizado pela BLISS Estratégia de Negócios. “Com o LSP, as empresas entendem melhor os padrões de comportamento dos seus colaboradores, preparam melhor essas pessoas, aproveitando muito mais sua qualificação. Além disso, é uma ótima oportunidade para o descobrimento de novos talentos”, explica Heloisa. O método estimula a criatividade, a inovação, o poder resolutivo, bem como o desenvolvimento de competências e da visão estratégica, de forma lúdica com a utilização das peças do famoso brinquedo LEGO.