+55 (51) 3061.0877

bliss@blissestrategia.com.br

Continue conectado

Post do blog

TALENTOS são MOVIDOS por PROPÓSITO

31 julho 2019 | in Artigo | by Heloisa Kanter

Quer realizar algo representativo? Está disposto a encarar um desafio que exigirá mais do que seus conhecimentos e habilidades? Então, o primeiro passo é encontrar pessoas que mantêm suas habilidades conectadas com algum propósito.

Contar com uma equipe apaixonada e motivada a realizar o trabalho é o sonho de muitos empreendedores. “Conectar as pessoas pelo propósito representa produtividade e comprometimento entre aqueles que fazem o negócio acontecer”, explica a CEO da BLISS Estratégia, Heloisa Kanter.

Reunimos algumas dicas para você aumentar a retenção de talentos por meio do propósito.

TRANSPIRE VALORES

A banalização do termo propósito pode tornar o trabalho mais difícil. As pessoas desconfiarão da sua intenção até compreenderem que você está realmente comprometido e disposto a encarar o que vier pela frente para cumprir com o que você diz que busca.

É por isso que é importante não apenas expressar o que lhe move, mas, quais são os princípios que guiam sua jornada. Basicamente, o que você oferece ao mundo.

Conte com a ajuda de quem está ao seu lado para identificar e revisar os valores da sua companhia. Assim como o propósito, as pessoas precisam enxergar o valor em tudo que envolve a sua empresa.

O ambiente, a relação entre a equipe, o produto ou serviço que chega aos clientes e, mais que isso, como ele chega. Faça os valores que guiam o negócio aparecer em tudo isso.

ESCOLHA QUEM TE ESCOLHE

Manter as pessoas certas passa por escolher essas pessoas. E de nada adianta você ter uma equipe sensacional e comprometida se, ao contratar mais pessoas, não levar em consideração que esses novos colaboradores precisam ter muita vontade de fazer parte daquilo que foi e é construído.

A contratação é um dos pontos mais importantes da retenção de talentos. Um designer motivado pelo papel social do seu trabalho certamente estará engajado, enquanto trabalha em um movimento pela economia criativa e a sua aplicação em comunidades desassistidas. Um atendente apaixonado pela causa animal certamente estudará cada ingrediente do cardápio vegano disponível aos clientes que chegam ao estabelecimento que representa.

Estruture um processo de seleção que seja capaz de conhecer os candidatos em relação aquilo que eles buscam e querem para as suas vidas. Escolher pessoas apaixonadas pelo contexto que você está garante uma relação muito mais harmoniosa.

COMEMORE AS VITÓRIAS

Fazer as pessoas perceberem que o seu propósito não existe apenas em uma página no site ou apresentação em powerpoint. Crie oportunidades e práticas para que todos visualizem o resultado das ações e demonstre como isso está relacionado às razões que as mantêm ali.

Comemorar o sucesso é tão importante quanto planejar o trabalho. Peça uma pizza, organize uma festa junina, convide seus clientes e deixe-os confortáveis o bastante para falar sobre os benefícios que sua empresa tem fornecido para o cotidiano deles. Demonstre que o propósito está pulsando por todos os lados.

Quer identificar ou reter talentos com o seu propósito e não tem ideia por onde começar? A BLISS Estratégia tem as metodologias certas para formar estratégias de retenção e ações de encantamento de talentos.

Vamos conversar sobre isso?