SEMANA DO MEIO AMBIENTE, UM CONTEÚDO PARA ENGAJAR OS SEUS TIMES

Por: Shaiane Farias | 3 junho 2020 | Comportamento, Comunicação, empresa, endomarketing, Equipes, experiência
Artigo

A Semana do Meio Ambiente foi criada no Brasil em 1981 para complementar a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

As discussões sobre a utilização descontrolada dos recursos naturais atravessa gerações e a cada ano também é relembrada no mundo todo no dia 5 de junho. No Brasil, mais especificamente existe uma semana dedicada às reflexões e ações voltadas ao meio ambiente.

Hoje se fala em nova mentalidade de consumo, Lowsumerism, economia colaborativa e compartilhada, mas ainda temos muitos hábitos a serem mudados e melhorados.
Os consumidores sempre foram cobrados por ações sustentáveis e agora também chegou a vez das empresas e marcas fazerem a sua parte: “se eu preciso mudar minha mentalidade de consumo, então as empresas que fornecem os produtos também precisam”.

Além do marketing verde, que é basicamente um conjunto de estratégias de marketing com o objetivo de amenizar os problemas ambientais causados por determinada empresa, ações internas e de endomarketing devem fazer parte desse planejamento e dessa nova mentalidade.

Além do consumo do plástico que está causando problemas irreversíveis para o planeta, o lixo eletrônico, consumo inconsciente dos recursos e até mesmo a separação correta do lixo são temas a serem trabalhados com os colaboradores.

Cada um precisa fazer sua parte e entender que podemos reutilizar, recriar, consertar e se esforçar para ter hábitos mais sustentáveis para preservar nosso futuro, afinal, “a terra não é um enorme shopping center” (BOX 1824).

Segundo relatório do Sexto Panorama Ambiental Global, se não ampliarmos drasticamente a proteção ambiental, cidades e regiões na Ásia, Oriente Médio e África poderão testemunhar milhões de mortes prematuras até a metade do século.

Além dessa, ouvimos informações todos os dias, de como a situação ambiental é alarmante, como por exemplo, que até 2050, a quantidade de plástico nos oceanos deve ultrapassar a de peixes (ONU).

Por isso é tão importante discutir sobre formas de diminuir a produção de lixo, economizar recursos e outras práticas que podem contribuir com a recuperação do planeta Terra.

E para te ajudar na missão de promover a conscientização de mudança e melhoria de hábitos convidamos a Gabriela Bierhals da empresa Harpya Soluções Ambientais para nos dar algumas dicas para trabalhar melhor a semana do meio ambiente na sua empresa.

Dicas de Endomarketing:
Precisamos ter nos dias de hoje responsabilidade com o meio ambiente e principalmente, sugerirmos esta adaptação para que o processo se torne colaborativo dentro das empresa e para que você possa se inspirar e realizar alguma ação sem aglomerações e elevar o engajamento dos colaboradores. Se inspire!

Sessão Pipoca Sustentável
Reúna os colaboradores no auditório da empresa e transmita um filme ou documentário que promova discussões sobre ações sustentáveis dentro e fora da organização.
Para essa ação, sugiro a plataforma Video Camp, online e gratuita que possibilita que produções de cinema que buscam impacto e transformação alcancem o maior número possível de pessoas.

Na plataforma existem diversos documentários sobre meio ambiente com diferentes durações e você pode escolher o que mais se adapta à realidade da sua empresa.
Outras sugestões de documentários – disponíveis no catálogo da Netflix:

Seremos História?;
Our Planet;
Cowspiracy;
The true cost;
Born to be wild;
Blackfish.

Em tempos de Covid-19
Você pode preparar um comunicado indicando alguns documentários e abrindo espaço para que os colaboradores também compartilhem suas sugestões e, assim, aproveitar este período de isolamento para assistir. Quem sabe você também pode promover calls entre algumas pessoas para que discutam sobre os insights e reflexões que surgiram ao assistir.

Além de realizar ações durante a Semana Nacional do Meio Ambiente, pequenas mudanças no dia a dia e na forma de fazer as coisas no trabalho devem ser promovidas para cuidar do nosso planeta, que é a nossa única casa.

Voltar