Quer ser um profissional mais inovador? Então invista na competência Learning Agility!

Por: Heloisa Kanter | 6 dezembro 2019 | Comportamento, desenvolvimento profissional, Empreendedorismo, Equipes, Inovação
Sem categoria

Aprender é algo natural para nós, faz parte da nossa essência humana. Mas em um mundo que tudo evolui a cada instante, em um mundo VUCA: Volátil, Incerto, Complexo e Ambiguo, aprender, ou melhor, aprender de forma rápida é um pré-requisito essencial, principalmente quando se pensa em inovação.

Learning Agility, a Agilidade de Aprendizagem é a capacidade de aprender com a experiência, desenvolver de forma ágil e eficaz novas habilidades e aplicá-las em situações novas ou de maior complexidade. É ter flexibilidade para abordar as situações sob diversos aspectos, perspectivas. Pessoas com alta agilidade de aprendizagem conseguem com maior facilidade mapear novas soluções, assim como  incorporar novas habilidades de forma rápida e eficaz.

Pesquisas americanas recentes mostram que:

–  Apenas 15% da força de trabalho no mundo têm alta agilidade de aprendizado.

– Empresas que contam com executivos de capacidade de aprendizado ágil lucram 25% a mais que seus pares.

– Pessoas com alta agilidade de aprendizado são promovidas duas vezes mais rapidamente que as demais.

Em um estudo de 1983 – acredite essa competência já é estudada a muito tempo, mas ainda continua um desafio ter equipes com esta competência desenvolvida – investigou profissionais que haviam sido promovidos a cargos executivos, mapeando os motivos de insucesso em atividades inéditas e/ou de maior complexidade. A pesquisa demonstrou que a dificuldade em alcançar sucesso ocorreu, principalmente, pela falta de capacidade em se adaptar às novas situações, pois os profissionais buscavam utilizar padrões anteriores de respostas. Resumindo:  obteve-se sucesso com determinada habilidade ou forma de lidar com os desafios e depois frente a um novo desafio/situação procura-se utilizar a mesma habilidade, persistindo neste repertório.

Atitudes que podemos adotar e assim desenvolver Learning Agility:

  1. Estar aberto a se envolver em novas situações;
  2. Ter curiosidade;
  3.  Viver novas experiências para ter insights e ampliar perspectivas;
  4. Buscar feedback e fazer reflexões para incorporar as lições aprendidas;
  5. Autoconhecimento.
Voltar