Ponto de venda: como obter eficiência

Por: Edisson Schwartzhaupt | 15 junho 2022 | Belshop, Eficiência, PDV, Ponto de Venda, Vendas
Artigo, Cases, Marketing

O mundo digital está em pauta, mas o físico ainda tem muito para contribuir no comércio. Os pontos de venda, espaço principal de muitas marcas, desempenham um papel importante na economia e na relevância de produtos oferecidos. Porém, com a popularização dos e-commerces, é importante que uma marca esteja atenta ao otimizar seus PDV’s, proporcionando uma experiência motivadora para bater de frente com o comércio digital. 

Na Bliss Estratégia sempre buscamos otimizar o impacto dos PDV’s, customizando e direcionando todo o design e interação do local para os consumidores. Emergir o cliente num universo projetado pra ele proporciona não apenas satisfação pela marca, mas um conforto ao saber que estão atentos às suas necessidades.

Um dos exemplos que podemos citar é o planejamento e a reformulação do PDV da BelShop. A marca de perfumes e cosméticos contou com um ambiente direcionado para a interação com o cliente. Apresentando um conceito criativo, o design era convidativo, ilustrado com frases chamando o consumidor para provar os produtos – e realçando seus benefícios.

Belshop PDV

O objetivo era proporcionar interação além do atendimento, demonstrando o potencial das clientes com o uso dos produtos. Claro, sempre mantendo cada área organizada e visualmente estilizada com as cores da marca. Para obter esse tipo de eficiência, é importante focar em alguns aspectos do PDV.

Fatores Relevantes no PDV

É preciso conhecer bem a estrutura do estabelecimento, assim como seu potencial de visibilidade. Pensar em como o cliente vai circular e quais pontos ele terá pra visualizar os produtos e novidades, ou algo em maior destaque. Tudo para garantir o bom posicionamento dos materiais em amostra. 

O tipo de organização vai sofrer variações de acordo com a época do ano, com novos produtos e promoções recorrentes. Por isso, o PDV precisa de uma logística, que permita essa movimentação de acordo com o período e as mercadorias que estão em pauta. Assim como um bom posicionamento, com categorização e comunicação claras. 

Belshop PDV 2

Também é imprescindível pensar na acessibilidade, avaliando se o cliente consegue ter contato direto com o seu produto, em quesito de altura ou distância, para uma eventual compra. O PDV precisa ser prático nesse aspecto, e trazer uma experiência funcional e sensorial para o consumidor. 

Na parte da exposição poderemos explorar banners, chamadas e outros aspectos de comunicação visual para gerar mais interatividade – como foi feito na Belshop. Para isso, é importante se atentar ao seu público-alvo e quais produtos podem ser utilizados como destaque. Portanto, é sempre bom trabalhar com pesquisas e análise de mercado, aprimorando a precisão comercial do seu ponto.

Benefícios e Oportunidades

Estruturar estrategicamente o PDV é fundamental para a efetividade do negócio e para a decisão de compra do produto, assim como para engajar os clientes com a sua marca. E estar atento aos aspectos descritos neste artigo vai otimizar muito seu espaço.

Na Bliss estamos sempre prontos para planejar PDV’s, dispondo de recursos e conhecimentos mais que necessários para gerar um trabalho eficiente.  Confira nossos serviços e aprimore o seu negócio. 

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