O PAPEL ESTRATÉGICO DA COMUNICAÇÃO INTERNA

Por: Shaiane Farias | 19 agosto 2020 | Comportamento, empresa, endomarketing, Equipes, Gestão, motivação
Artigo

Uma comunicação interna eficaz se faz cada vez mais necessária, ainda mais com tantas mudanças que estamos vivenciando no ambiente de trabalho.
Na News de hoje, apresentamos algumas tendências e boas práticas para os possíveis cenários que nos esperam ali na frente.

O Papel Estratégico da Comunicação Interna Pós Pandemia

Ninguém esperava passar pelo período que estamos vivendo. Não imaginávamos que em 2020 o cenário corporativo iria ser impactado de modo tão expressivo por conta da pandemia mundial.

Novos negócios surgiram, o antigo foi adaptado, o jeito certo ou errado foi ressignificado e assim surgiram muitas mudanças.

E no enredo dessa história, qual o papel da comunicação interna durante e pós pandemia?

• O que muda na forma de conversar com os colaboradores?
• Qual o aprendizado que vamos tirar depois de enfrentar um período de tantas incertezas?

1. Tendências e Boas Práticas devem ser adotadas
Uma boa comunicação é essencial para este novo momento corporativo e boas práticas são fundamentais para que você consiga potencializar esse departamento na sua empresa.

2. Conexões Humanas versus Isolamento Social
A verdadeira comunicação interna vai além de emitir recados do RH ou da presidência. Ela promove conexões humanas através de campanhas que estimulem o colaborador a ser agente integrante e participativo da corporação.
Cabe ao comunicador interno resgatar o lado humano nesse mundo corporativo e mostrar que o lucro vem da verdadeira preocupação da empresa com quem faz ela acontecer: os colaboradores.

3. Transparência e Alinhamento
A transparência e a gestão à vista são fundamentais nesse momento. Cabe a comunicação interna tornar essas informações claras e objetivas para serem passadas adiante, sem que haja interpretações dúbias e não gere pânico no ambiente de trabalho.
É essencial que o comunicador saiba reconhecer o que realmente é importante o funcionário saber e qual a melhor forma de passar essa informação adiante.

4. Líderes como Agentes da Comunicação
“É preciso que os líderes reconheçam a importância da comunicação e o seu papel no processo, atuem como agentes de comunicação junto aos diferentes públicos, assumindo o papel de representantes da empresa; sejam fontes de informações confiáveis e relevantes para as pessoas e, por fim, estimulem e mantenham a dinâmica do processo comunicacional, identificando e aproveitando continuamente oportunidades
Imagina: com o home office em alta, se o líder não for um verdadeiro agente comunicador, como sua equipe vai alcançar as conquistas?

5. Potencializando os Canais de Comunicação
O rádio corredor é o terror de todo comunicador, porque as informações que surgem de modo espontâneo podem gerar boatos e distorções da realidade.
Potencializar os canais oficiais de comunicação interna é torná-los atrativos ao público, com informações coerentes com o que acontece na empresa, atualizadas, relevantes e que tenha a participação do público.
A credibilidade não é algo que se impõe e sim que se conquista.

– E para você, dentro das situações já vividas, como está o planejamento da comunicação interna hoje e para o futuro?
– Nos desafios vividos, quais aprendizados tirou e como está estruturando a comunicação com os seus colaboradores para o novo ciclo que virá?

Você SABIA?
A Bliss atua há mais de uma década com ações de experiencia, motivando e engajando os times dentro das empresas para estimular a criatividade, a boa convivência, e manter a qualidade dos serviços e suas atividades.

Seja com estratégia, pesquisa, comportamento ou comunicação, estamos a disposição para te ajudar a montar a melhora estratégia para o seu negócio.

Voltar