O futuro já é presente: ESG marketing sustentável

Por: Bruna Reis | 6 agosto 2021 | ESG, marketing sustentável, práticas de gestão sustentável
Artigo

A sigla ESG é um conjunto de práticas que visam promover a sustentabilidade e responsabilidade social.

A sociedade está atenta aos posicionamentos da marca em relação às questões socioambientais, independente do tamanho da sua empresa. Seja com uma multinacional ou pequeno negócio.

A pesquisa da Edelman aponta que, no Brasil, 69% dos consumidores compram por convicção. Isso significa que aproximadamente 7 a cada 10 brasileiros escolhem, trocam, evitam ou boicotam uma marca com base no posicionamento dela sobre questões da sociedade. Nosso país está acima da média na hora de levar em conta os posicionamentos de uma empresa para decidir o poder de compra.

Além disso, todos os números indicam que essa é a base para um futuro já bem presente: 86% dos Millennials se interessam por investimento sustentável e 94% da Geração Z têm o costume de defender causas.

A nova geração, denominada como Geração Z, avalia os valores da marca e seus impactos, não apenas os produtos e serviços. Essas condutas refletem nos resultados do mercado, consequentemente favorecendo empresas que já tem a cultura do ESG como prática. É preciso atenção para esse público em potencial, afinal outra pesquisa realizada pela Reputation Institute avaliou a reputação de algumas empresas no Brasil. Entre os fatores considerados no estudo para classificar as marcas, teve os maiores índices nos quesitos socioambientais como “contribuir para a sociedade”, “meio ambiente” e “boas causas sociais”.

Há muito espaço para evolução das empresas sobre o ESG, implementar e utilizar o marketing sustentável é uma forma responsável não apenas por definir o posicionamento, mas também, entender os desejos e anseios dos consumidores.

Muito antes dos grandes números de pesquisas, a Bliss já se comprometeu em apostar em ESG, pois é notório que, ao longo prazo, torna as marcas mais socialmente relevantes e gera uma vantagem em relação aos seus concorrentes.

Para ter os benefícios do marketing de ESG é preciso que o mesmo seja inserido na cultura da empresa. É importante que todos os colaboradores e líderes entendam que também fazem parte do processo.

Posicionamento com o ESG é algo importante e sério, por isso conte com uma assessoria e estratégia alinhada com os valores do seu negócio. A transparência é fundamental na hora de comunicar os processos internos do ESG, caso algumas informações passem de forma incorreta ao público final ao invés de aproximar vai distanciar.

Não é porque seu negócio é pequeno ou médio que não é possível realizar um excelente marketing sustentável. O futuro já é presente, fale conosco e invista no ESG marketing sustentável.

Voltar