+55 (51) 3061.0877

bliss@blissestrategia.com.br

Continue conectado

Post do blog

Mapeie o seu mercado com o Lego® Serious Play

27 junho 2019 | in Artigo | by Heloisa Kanter

Uma pesquisa de mercado ou o tempo investido em estudo de cenários pode ser substituído pelo Método Lego® Serious Play (LSP). O mapeamento de oportunidades neste âmbito, com a participação fundamental dos colaboradores das empresas, é uma das experiências mais fantásticas que a Bliss Estratégia vivencia com o LSP.

Descubra como a metodologia possibilita a direção das ações para marcas e empresas de modo muito mais prático e dinâmico.

APROVEITANDO O LADO LÚDICO

A formação e execução de estratégias passa pelo time antes de ir a campo. Lá, e ao lado das estratégias de concorrentes, a forma de trabalhar os erros e os acertos e a eficiência do que foi planejado é colocado em jogo.

Quem são as pessoas que estão mais próximas e podem perceber os ajustes finos necessários no processo? Exatamente os colaboradores. Ninguém sabe melhor sobre a estratégia do que o time que a desempenha.

Com o Método Lego® Serious Play, essas pessoas e suas percepções são colocadas sobre a mesa em uma atividade lúdica, idealizada para extrair o ouro das ideias que podem ser consideradas até absurdas pelo consciente
das pessoas.

BRINCAR DE PERCEBER O ÓBVIO

Toda brincadeira possui um fundo de verdade. Por mais sarcástica ou repulsiva que for, sempre há um elo de ligação entre a piada e a raiz do assunto. Isso acontece porque as pessoas procuram zonas seguras, onde sintam-se à vontade para reproduzir o que pensam sem que isso represente risco de julgamentos.

Ao adotar o LSP para identificar oportunidades no mercado, os participantes reproduzem a visão que possuem e talvez não expressem verbalmente. Não é preciso achar uma palavra para resumir um contexto quando uma imagem ou um objeto fazem isso perfeitamente. O lado bom: todos podem colaborar.

UMA ESTRATÉGIA PARA CADA PEÇA                          

Dominar um mercado ou conquistar a atenção de pessoas interessadas em uma marca ou negócio são tarefas muito mais simples quando tudo é funcional, assim como brincar de Lego. A versatilidade é convertida em oportunidades e, assim, se constroem diferentes pontes para diferentes travessias.

“Em um lugar onde não existe erro e tudo é válido, quão criativos e idealistas podem ser especialistas de determinado segmento? A BLISS Estratégia comprovou a eficácia do Método Lego® Serious Play na criação de cenários e na compreensão de mercado de diferentes clientes” conta a CEO da BLISS Estratégia, Heloisa Kanter.

O olhar lúdico revela muito mais que pessoas inspiradoras: é uma oportunidade excelente de economizar tempo e orçamento, aumentar a ligação entre o time e ainda acertar os melhores alvos da companhia no mercado.

Quer saber mais? Use o espaço de comentários ou escreva para heloisa@blissestrategia.com.br. Compartilhe o seu maior desafio!