LÍDER EM 2021: O ANO EXIGE MUITO MAIS DO QUE DELEGAR

Por: Autor | 8 abril 2021 | Cultura Interna, Desafio da gestão, desenvolvimento profissional, Equipes, Liderença
Artigo

Incentivar, motivar e, claro, buscar resultados… essas são as principais características que definem um líder. Mas, além desses atributos e, principalmente pelas transformações provocadas pela pandemia, na prática, o cenário atual passou a exigir muito mais desses executivos.

A liderança em 2021 terá um papel tão decisivo quanto teve em 2020, sendo estratégica para o sucesso das empresas, a satisfação dos/as clientes e o desenvolvimento da própria sociedade.

Em meio a tantas incertezas, acrescentada pelo medo e volatilidade das transformações, quais são as características de um bom líder em 2021?

Para responder essa pergunta, separamos 8 aspectos essenciais que vão caracterizar um bom líder, considerado um ano desafiador e de novos cenários no mundo corporativo. Confira:

1 – Esteja junto da equipe: em 2021, o líder deve ficar mais próximo da equipe para orientar, tirar dúvidas, resolver problemas e até mesmo executar alguma atividade em conjunto com seus liderados.

2 – Compartilhe conhecimentos: será fundamental que o líder esteja disposto a compartilhar as suas experiências, bem como ter competências para ensinar e transferir seus amplos conhecimentos ao time, e não apenas aqueles que buscam crescimento. Dessa forma, ao receber as demandas diárias, a equipe conseguirá ter a mesma compreensão sobre como lidar com os desafios, compreendendo melhor as tarefas e, consequentemente, alcançando com mais facilidade os resultados esperados.

3 – Crie novos laços com o time: deixe de lado a ideia de que o líder deve permanecer em uma posição acima dos seus colaboradores. A longo prazo, esse comportamento pode gerar um grande problema na empresa.

4 – Esteja atento às tendências de mercado: com a velocidade das transformações causadas pela pandemia global, não só o Brasil mudou – o mundo muda a cada dia. Por isso, é necessário que o líder esteja atento e fique de olho nas novas tendências em seu segmento, afinal de contas, as mudanças estão cada vez mais velozes e inesperadas.

5 – Transmita coragem à equipe: durante a pandemia e no período pós-pandêmico, um bom líder deve estar preparado para enfrentar os desafios e novas situações que aparecerão na trajetória profissional. Procure sempre demonstrar confiança e coragem para a sua equipe durante as tomadas de decisões.

6 – Esteja sempre conectado: segundo especialistas, o período pós-pandemia será um cenário de alta competitividade, onde o mercado de trabalho e as oportunidades estarão mais disputadas e a concorrência ainda mais acirrada, por isso, o líder deve sempre se manter atualizado sobre as tendências que o cercam.

7 – Equilíbrio e cuidado com a saúde mental: com tanta dedicação diária à equipe, estresse e preocupação ligadas às questões que envolvem o mundo dos negócios, o líder em 2021 deve buscar alternativas para manter a saúde mental em dia, ter mais autocuidado, conciliar a agenda para ter mais tempo para ficar com a família, para fazer as atividades que gosta e que proporcionem bons momentos, praticar esportes e ter momentos de descanso. É necessário recarregar as energias para lidar com a crise que ainda causa estresse e preocupação!

8 – Seja uma inspiração: em 2021, o líder terá tarefas que irão muito mais do que delegar e acompanhar. E, ao seguir essas recomendações, os líderes poderão, com maior facilidade, alcançar os resultados esperados.

Como as empresas podem auxiliar na formação de liderança em 2021?

As empresas precisam apoiar os/as gestores/as e gerentes em momentos difíceis, bem como os/as colaboradores/as que possuam um talento natural para se destacar como uma possível liderança em 2021.
Os treinamentos são muito recomendados para que os/as líderes adquiram novos conhecimentos, façam uma reflexão sobre erros e acertos cometidos em 2020 e estejam prontos/as para assumir todas as atribuições esperadas para o ano que chega.

As equipes de RH também podem buscar formas de aproximar os/as gestores/as dos/as colaboradores/as. Outra tarefa importante é alinhar a liderança em 2021 com a Gestão de Pessoas, pois a afinidade entre essas duas áreas gera muito engajamento.
A promoção da diversidade também é bem interessante para a formação de liderança em 2021. É importante salientar para os/as gestores/as que times diversos trazem excelentes resultados para a empresa.

Sendo assim, a organização deve investir em lideranças com diferentes backgrounds, de grupos sociais distintos e com visões de mundo e trajetórias pessoais que inspirem os/as demais. O mesmo exercício pode ser feito com colaboradores/as.

Lembre-se que o/a líder habilidoso/a é aquele/a que trabalha com empatia, com inovação e, acima de tudo, com bons exemplos!

Voltar