+55 (51) 3061.0877

bliss@blissestrategia.com.br

Continue conectado

Post do blog

HACKEANDO sua PRODUTIVIDADE com a GESTÃO de TEMPO

30 abril 2019 | in Artigo | by Heloisa Kanter

Querer dar conta de tudo pode nos colocar diante de algumas armadilhas. Existem pessoas que merecem medalhas pelo que fazem com mais amor, porém, perdem ótimas oportunidades por não priorizar as atividades principais em detrimento de “dar o seu jeito” para tudo e qualquer coisa. Gerenciar seus objetivos de acordo com o tempo que demandará para cada um deles é um ótimo caminho para viver a tão sonhada produtividade.

Esse texto propõe algumas reflexões a respeito da gestão de tempo e como guiar a sua produtividade com apoio de algumas práticas simples. A primeira dica, obviamente, precisa passar pela produtividade, régua pessoal que diz muito sobre como lidamos com o tempo.

Produzir com produtividade

Produtividade é cumprir objetivos gastando o mínimo de tempo e alcançando a melhor qualidade naquilo que entregamos.

Uma situação comum a muitos de nós e que certamente já aconteceu com você: um pedido de informação. O interlocutor quer saber se pode caminhar da zona sul à zona norte. A primeira resposta pode ser “sim”. Se ele tiver tempo e disposição, os quilômetros de um bairro a outro podem, sim, ser percorridos em uma caminhada.

No entanto, boa parte das pessoas não quer apenas saber se é possível caminhar de um ponto a outro. Eles querem saber se o caminho será fácil. É possível realizar quase tudo com criatividade e disposição, mas não esqueça: o combustível que está queimando é o tempo.

Se queremos um site novo para o nosso negócio, podemos assistir vários tutoriais no Youtube, estudar por artigos, descobrir quais as linguagens disponíveis para programação e tudo mais que envolver colocar a página no ar. Em alguns dias, ou semanas, o site está pronto. Porém, é preciso levar um fator importante em consideração: quanto tempo levamos para realizar todas essas tarefas sem abdicar do tempo utilizado para as tarefas que PRECISAMOS ENTREGAR?

Às vezes, um investimento parece alto e a primeira coisa que pensamos é uma alternativa que utilize menos recursos (normalmente financeiros). “Quando não fazemos uma gestão de tempo adequada às nossas necessidades, deixamos de perceber que estamos utilizando um tempo precioso que poderia ser investido nas atividades principais e que, obviamente, realizamos com perfeição em muito menos tempo”, explica a CEO da BLISS Estratégia, Heloisa Kanter.

Produzir com produtividade, logo, significaria balancear o que precisa ser feito com o que PODE ser realizado da MELHOR maneira no tempo que sobra.

Dicas para gestão de tempo

Algumas mudanças simples podem ajudar rapidamente a perceber se você está fazendo algo errado e melhorar a gestão do seu tempo.

  1. Faça uma lista com seus objetivos;
  2. Agora, liste as atividades que você está fazendo;
  3. Hora de priorizar: o que será MAIS efetivo e DEVE ser realizado;
  4. Imprevistos acontecem. Hora de incluí-los no seu mapa;
  5. Quanto posso e o que não preciso fazer? Com essas duas perguntas, você pode descobrir que o site novo ou aquela reforma que precisa sair do papel podem ficar prontos em algumas semanas, enquanto você trabalha nas suas melhores atividades. Contar com apoio externo é, normalmente, contar com o melhor que o outro pode entregar.

Abdicar do que VOCÊ não consegue realizar sozinho não significa abrir mão. Faça pesquisas, orçamentos e um planejamento sincero consigo mesmo. A velha máxima de que “o barato pode sair caro” fica ainda mais sensível quando o denominador tempo é o que guia a sua vida.