+55 (51) 3061.0877

bliss@blissestrategia.com.br

Continue conectado

Post do blog

Crie o time ideal com o Método Lego

23 maio 2019 | in Artigo | by Heloisa Kanter

A criatividade acontece em sua grande parte no inconsciente. É lá que processamos informações com maior atenção e, consequentemente, onde nascem soluções autênticas e inovadoras.

Já falamos sobre o método Lego Serious Play® no blog da Bliss. Acontece que essas experiências têm oportunizado ideias tão interessantes que resolvemos criar esse novo artigo dedicado à aplicação das práticas do LSP® em gestão de pessoas.

Treinamento da equipe

Recrutadores e gestores esperam ansiosos para que suas contratações estejam pronta o mais rápido possível. Acontece que sabemos que nenhum negócio é simples e é preciso investir um tempo precioso em treinamentos.

Ao ampliar o espaço para a criatividade no processo de aprendizagem, profissionais conseguem vencer algumas as barreiras iniciais de relacionamento e se sentir mais próximos aos seus colegas.

Em experiências com Lego Serious Play® durante treinamentos é notável o aumento do senso de pertencimento e compreensão da cultura do time.

Desenvolvimento de talentos

A rotina de compromissos e a agenda sempre lotada podem dificultar a atenção às performances individuais dos membros do seu time. Aquele talento promissor represará ideias e, o pior, talvez você nunca mais consiga encontrá-lo tão motivado.

Uma dinâmica onde todos podem ser escutados e todas ideias são devidamente tratadas: é isso que o Lego Serious Play® promove. Em ambiente que o protagonismo individual é salientado diante do todo, certamente se tem bem mais chances de acessar o melhor de cada um.

O melhor encaixe para cada peça

É possível montar praticamente qualquer coisa com as peças de um Lego. Uma busca no Google vai mostrar que não estamos mentindo. O mesmo pode ser dito sobre o time que divide com você a missão de fazer um projeto ou empresa dar certo.

Ao melhorar aspectos de comunicação e relacionamento, os colaboradores conseguem empregar a imaginação com mais naturalidade e, assim, é possível entender qual a melhor estratégia para formatar o time. Sim, é possível aumentar a produtividade simplesmente mudando algumas “peças” de lugar.

O resultado da brincadeira séria

A metodologia criada pelos professores Johan Roos e Bart Victor, em 1996 , propõe que ideias incomuns não sejam censuradas, afinal, elas podem resultar em soluções únicas.

Durante o workshop “Experiência LEGO”, promovido pela Bliss em abril deste ano, profissionais tiveram a oportunidade de ter contato com as técnicas de pensamento em grupo e o aumento da qualidade nos resultados, inclusive no que tange o relacionamento com o público.

Certificada para aplicar a metodologia Lego Serious Play®, a Bliss contribui com o desenvolvimento organizacional de companhias que buscam aliar a cultura das organizações às novas práticas de gestão estratégica.

Se você tem dúvidas sobre a aplicação do Lego Serious Play® em negócio, compartilhe sua dúvida no espaço de comentários ou envie um e-mail para bliss@blissestrategia.com.br. Será um prazer entender o seu desafio!